top of page
Cultura Griô: oficinas de aprendizado

Esse material didático é voltado para o ensino fundamental com o intuito em promover a discussão através de quatro oficinas, abordando as tradições orais presentes no continente Africano. Por meio de História em Quadrinhos, Instrumentos e apresentações cênicas, o material apresenta contos africanos e a forma de trabalhar em sala de aula.

​

Paravras-chave: Tradição Oral – História da África - Contos​

​

Autoras(es): Carolini da Silva, Dandara Ribeiro, Cynthia Terhaag e Felipe Rodrigues

Brinquedos e brincadeira afro-brasileiras e indígenas

O material é pensado para o 5º ano do Ensino Fundamental e propõe o brincar como método para o ensino de história. Desta maneira, a metodologia poderá se pautar no manuseio dos brinquedos e na participação das brincadeiras por parte dos alunos, para que esses possam ter um maior contato com as questões Indígenas e Afro-Brasileiras. Além disso, oficinas podem ser estruturadas com o intuito de expor aos alunos, como se da a fabricação de alguns materiais (brinquedos).

​

Palavras-chave: Brincadeiras e Brinquedos – História Indígena – Cultura Afro-Brasileira

 

Autoras: Monique Coelho, Tatiana Melo, Maria Fernanda Chagas, Daniele Policarpi

Tombuctu e o Islamismo

A partir do trabalho com interpretação de imagens, este material busca abordar o nascimento da religião islâmica e sua expansão no continente africano, tomando como exemplo a cidade de Tombuctu, no reino de Gana. Este material possibilita desenvolver atividades de ensino, desconstruindo estereótipos negativos já estabelecidos em relação ao islã e ao continente africano.

​

Palavras-chave: História da África – Islamismo - Imagens

​

Autoras(es): Fabíola Borges, João Lenon, Bárbara Donini, Maria Carolina Eli

Uma história sobre a criação do mundo: Conto Iorubá

O Livro preparado para pensar a cultura africana por ela mesmo foi composto por uma narrativa mítica sobre como o povo Iorubá conta a criação do mundo. Além disso, constrói através de elementos constitutivos do conto uma narrativa juvenil que possa ser utilizada para fins didáticos no ensino de história. É um material para professores e alunos explorarem e romperem com uma visão ocidental sobre aspectos da história global.

​

Palavras-chave: Iorubá – África – Literatura - Mito Fundador

​

Autores: Bruno Carrari Costa, Caroline Brandão, Claudio Lucio Augusto e Leonardo Francisco

Níger o Jogo

A tradição africana nos ensina que a educação deve estar ligada à experiência e se integrar à vida. É preciso, portanto, para além de dar a conhecer, estimular no estudante o desejo pelo saber. A proposta de utilizar um jogo para sistematizar e ajudar na compreensão do que significa dizer Áfricas e da cultura das regiões que compreendem o continente através de um jogo de tabuleiro, em consonância com a lei 10.639.

​

Palavras-chave: Jogo – África– História das Áfricas - Níger

 

Autoras(es):   Marina Gonsalves, Julia De Aguiar Barcelos, Viviane Lucio, Bruno Silveira, Débora, Cléo Goulart, Marcela e Patrícia

Zulu - Luta e Resistência

O livro "Zulu: luta e resistência" foi elaborado para contar a história dos Zulus durante o processo de independência, suas lutas e formas de resistência. O livro é uma ferramenta para que o professor possa a partir dele elaborar reflexões que estimulem o pensar as Áfricas, assim como evidenciar as lutas de resistência e o movimento de independência que ocorreram no continente africano.

​

Palavras-chave: Zulu – Literatura– História das Áfricas - Resistência e Luta

 

Autoras(es): João Vitor, Eduardo Volpato, Leonardo Pamplona TenfenAmanda Coutinho, Rivaldo, Daniel e Lucas

bottom of page